Logo
Remanufatura de Cartuchos: expectativa e realidade
22 nov 2018

Remanufatura de Cartuchos: expectativa e realidade

Post by Wilma Santiago

Para falarmos de expectativas e realidade na remanufatura de cartuchos, devemos entender de onde ele veio, e quão maduro ele está.

A remanufatura de cartuchos começou no início da década de 90, com recarga de cartuchos inkjet e cartuchos de toner para copiadoras (na realidade, copiadoras eram recondicionadas antes disso). Pouco se sabia na época, pois a Internet ainda não era o que é hoje (cheia de bobagens), aliás, nem existia para nós, mortais. Onde buscávamos informações? Em Feiras internacionais, em palestras, e com fornecedores. Aliás, todos muito solícitos, pois, claro, queriam que o universo da remanufatura se expandisse.

Os anos se passaram, de alguns poucos (bons) remanufaturadores, hoje, o Mercado cresceu, a competição cresceu, os fornecedores se multiplicaram, a China dominou o setor, fusões aconteceram, e infelizmente, a qualidade não acompanhou. Guerra de preços? Competição vil? Também. Disseminação de informações de baixa qualidade? De monte (basta ver a quantidade de vídeos ensinando a recarregar, e não recondicionar).

Tínhamos no passado a expectativa de dominar o universo dos OEMs, com pelo menos entre 40 e 50% do total de cartuchos vendidos, porém dificilmente a remanufatura, hoje, passe dos 10%. E qual o foco? Coloridos… sim, coloridos, estes cartuchos foram a chave do sucesso no início deste milênio, e continuam a ser a chave para o sucesso de um remanufaturador que queira ainda expandir.

Porém, ainda na seara da realidade, remanufaturar cartuchos coloridos não é fácil. Exige conhecimento, exige paciência e, acima de tudo, exige qualidade nos insumos usados. Remanufaturar um cartucho requer rever suas planilhas de preços, e rever a diferença entre o cartucho vendido e o seu similar original. Só assim o remanufaturador terá sucesso com os coloridos.

Outro ponto a ser levantado sobre o que acontece hoje no setor, é com relação aos compatíveis. Em muitos casos, sim, os compatíveis são opções melhores e mais baratas que os remanufaturados. Culpa de quem? De nós mesmos, que não fomos incisivos em buscar melhorias de taxas para nosso setor (um cartucho, para ser remanufaturado, paga, na somatória, mais imposto que um cartucho compatível). Faça contas, e veja o que é melhor para seu negócio.

Nem tudo são espinhos. Existem algumas correntes no setor buscando aumentar os impostos nos compatíveis, enquanto corre-se com demandas judiciais contra clones (compatíveis sem atenção à patentes), e, assim esperamos, estes fatores podem tornar a briga mais justa.

 

Você já conhece a PortPress?  Somos uma das maiores importadoras de cartuchos compatíveis de toner laser e tinta do Brasil e a única com produtos com selo do Inmetro. Se você procura distribuidores de cartuchos laser com qualidade e melhores preços, acesse o site da PortPress e conheça toda a linha de produtos: www.portpress.com.br
Tags: , ,

1 comentário

Leave a Comment