Logo
Quando trocar o toner da minha impressora?
27 ago 2019

Quando trocar o toner da minha impressora?

Post by Wilma Santiago

A quantidade de material impresso é enorme, por esse motivo as empresas preferem utilizar as impressoras com toner, pois há uma capacidade muito maior de impressão do que os cartuchos de tinta, além de possuírem maior custo-benefício para quem costuma imprimir em grandes quantidades.

Mas com a grande capacidade de impressão, como saber quando o toner está no fim?

Vejamos abaixo algumas dicas para saber o momento exato de trocar o toner da impressora.

 

Painel de controle

Algumas impressoras emitem um alerta avisando que o toner está acabando, porém por muitas vezes ele não tem muita precisão. Para saber se sua máquina está dando este aviso no momento correto, siga também as dicas abaixo.

 

Falha na impressão

Quando o toner está acabando alguns sinais começam a aparecer, indicando que está na hora de fazer a troca.

Um desses sinais é a falha na impressão, quando começam a aparecer manchas ou falta de cobertura de toner ou tinta na folha. Além disso, o toner começa a sair mais claro que o habitual, do preto para a cor cinza.

 

Página de Teste

Imprima uma página de teste do computador ou usando o painel de controle da impressora. Analise a página de teste e será possível perceber se está apresentando falhas ou manchas, sinal de que o toner está quase vazio.

O teste geralmente possui o indicativo de quanta tinta ainda resta no toner, dando com maior precisão a informação de quando será necessário realmente fazer a troca.

Este é considerado um dos meios mais precisos.

 

Peso

Retire o toner da impressora e compare o peso do toner que está sendo utilizado com o de um novo, se a diferença de peso for muito grande é sinal que já está no fim e é necessário trocar.

 

Agitar

Retire e agite o toner para trás e para frente com força, se ouvir o barulho do toner é porque não está vazio, ou seja, ainda tem a capacidade de alguns dias de impressão.

Neste caso, é necessário criar uma rotina de verificação.

Esses são alguns métodos para identificar se o toner está realmente vazio e se há a necessidade de trocar. Possibilita também, identificar se o toner está apresentando algum defeito de fabricação, pois se houverem manchas ou falta de cobertura de tinta na folha e o toner estiver pesado, não havendo sinal de alerta no painel de controle ou dando sinais de que está cheio, provavelmente é o caso de levar para uma assistência técnica ou solicitar a troca pela garantia da loja ou fabricante.

Tags: , , , ,

1 comentário

Leave a Comment