Logo
Curiosidade: você sabe tudo o que pode ser impresso digitalmente?
13 jun 2019

Curiosidade: você sabe tudo o que pode ser impresso digitalmente?

Post by Wilma Santiago

Pensamos em nossa casa, hoje: pisos e azulejos são impressos com impressoras inkjet (um pouco maiores do que as de mesa). Nossas roupas são impressas por impressoras inkjet, ou direto nos rolos de tecidos, ou em peças prontas (como camisetas em lojas online, ou jeans) ou mesmo os abadás. Canecas e brindes também são impressos (só que desta vez, usando papel). Por falar em papel, existe uma técnica, chamada couvée, que consiste em reproduzir fielmente obras de arte por meio de impressoras inkjet. Lonas, banners, sign, bandeiras, testeiras de lojas, todas podem ser impressas por impressoras inkjet.

Vamos mais além: as telas de TV de plasma ou AMOLED e de celulares são impressas digitalmente (sim, com cabeças de impressão com cabeças semelhantes em tecnologia às domésticas). Podemos ter inclusive placas de circuitos de equipamentos impressos por inkjet (por meio de tinta condutiva) ou até usando impressoras laser.

Ainda em casa, nossos livros podem ser impressos por impressoras laser, um a um, em impressoras que inclusive juntam páginas, colam, costuram, e juntam as capas (também impressas). Curiosamente, em 2002 eu estava em um seminário nos EUA, e perguntei a um especialista sobre toner branco, e minha resposta, na época, foi que “não havia desenvolvimento porque não havia demanda”. 15 anos depois vi uma impressora laser que imprimia com toner branco e, pasmem, toner transparente, para simular verniz de reserva em livros e catálogos.

Ainda em casa, temos os rótulos de vinhos, cervejas, doces, e etc, (inclusive tampinhas) que podem serem também impressos por uma tecnologia inkjet.

Por fim, podemos imprimir também usando impressoras inkjet, portas, armários (folhas de madeira) e mesmo em vidros planos. Os resultados são fenomenais. Querem outra possibilidade? Unhas femininas… E outra bem mais nobre: existem processos de impressão digital de tecidos e órgãos humanos – sim, uma impressora está imprimindo pele humana.

A personalização e a individualização hoje são possíveis com as tecnologias atuais de impressão inkjet, e estão sendo o combustível para inúmeros lançamentos que vemos a cada semana nos OEMs, e preparem-se, porque mais novidades virão.

 

Você já conhece a PortPress?  Somos uma das maiores importadoras de cartuchos compatíveis e insumos para remanufatura do Brasil e a única com produtos com selo do Inmetro. Se você procura distribuidores de cartuchos laser com qualidade e melhores preços, acesse o site da PortPress e conheça toda a linha de produtos: www.portpress.com.br
Tags:

1 comentário

Leave a Comment