Logo
Como identificar rapidamente a origem de um defeito em um cartucho?
14 mar 2019

Como identificar rapidamente a origem de um defeito em um cartucho?

Post by Wilma Santiago

Um dos problemas mais complexos no universo do toner é identificar corretamente a origem de um defeito de impressão. Não que o processo em si seja difícil, mas há uma aura mitológica nesta área. O objetivo destas próximas mal traçadas linhas (homenageando o poeta) é lançar uma luz sobre este tema. Detalhe, as dicas abaixo valem para qualquer cartucho de toner, seja ele monocromático ou colorido, seja ele “all-in-one”, seja ele em partes (como as copiadoras).

Basicamente um cartucho possui 5 componentes principais (focaremos nestes apenas, desta vez) – OPC, rolo magnético (ou developer), rolo de carga primária (PCR), lâmina de limpeza e lâmina dosificadora. E não focaremos, neste artigo apenas, em defeitos elétricos.

  • Todo o cartucho possui cilindros, e o pó se movimenta por praticamente todos eles. E a maioria possui cilindros de diferentes diâmetros. Então, a primeira informação que deve ter em mente é se o defeito se repete na folha ou não, e se a repetição é EXATAMENTE igual, e na mesma linha ou não. Se o defeito não se repete, ou se é aleatório na folha (normalmente escuro), verifique o cartucho em busca de vazamentos. Se o vazamento puder ser notado com o cartucho após poucas páginas impressas, veja a seção de pó. Se o vazamento ocorrer depois de 30% do total impresso, então, verifique a seção de lixeira.
  • Se o defeito não for repetitivo, mas linear na folha (no sentido vertical da impressão), mais parecido como uma mancha de cima a baixo na folha, então o defeito está sendo causado por uma lâmina. Se o defeito for claro, verifique a lâmina dosadora, pois ela certamente possui toner incrustrado. Se o defeito for escuro, e acompanhado de repetições de imagens, o defeito provavelmente esteja na lâmina limpadora, ou wiper.
  • Defeitos em OPCs normalmente são visíveis a olho nu, mas preste atenção nestas dicas: os OPCs normalmente se dividem em 2 grandes grupos: com diâmetros pequenos ou diâmetros grandes. Os de pequeno diâmetro são encontrados normalmente nos cartuchos de impressoras de até 5 mil páginas, enquanto os de maior diâmetro, nos demais. Seus defeitos são característicos: se a mancha a se repetir for clara e se repetir de 3 a 4x na folha, então seu OPC está com alguma impureza em sua superfície. Se for uma mancha escura repetindo-se de 3 a 4x na folha, então seu OPC está permanentemente danificado.
  • Se o defeito se repetir mais de 7x, e se for escuro, e ainda mais se for acompanhado de imagens que se repetem (como ecos de uma impressão anterior, ou fantasmas), então o PCR está sujo ou mesmo danificado.
  • Cartuchos com Corona no lugar do PCR, quando este componente estiver sujo, costumam também dar imagens fantasmas.
  • Se o defeito for claro e repetitivo por 7x ou mais na folha, e estivermos falando de cartuchos de toner com rolos magnéticos, então verifique ou mesmo troque o rolo magnético.
  • Se o defeito for escuro, em um cartucho com developer (Lexmark, Samsung, Brother ou similares) mas não vier acompanhado de repetição de imagem, verifique o developer roller (o rolo de borracha da seção de pó), trocando-o se necessário.

A última, mas não menos importante dica, é que toda vez que um cliente lhe questionar um defeito em um cartucho, peça a folha de testes, onde o defeito se apresentou, e, se possível, refaça em seu laboratório este teste. Só assim você será assertivo na hora de diagnosticar, e corrigir, o problema.

Mesmo um cartucho 100% testado pode apresentar algum defeito. Empresas como a Portpress constantemente investem em melhorias em seus fornecedores para que, com o uso de peças de primeira qualidade e montagens minuciosas, os cartuchos compatíveis apresentem índices de falhas inferiores a 1%.

 

Você já conhece a PortPress?  Somos uma das maiores importadoras de cartuchos compatíveis e insumos para remanufatura do Brasil e a única com produtos com selo do Inmetro. Se você procura distribuidores de cartuchos laser com qualidade e melhores preços, acesse o site da PortPress e conheça toda a linha de produtos: www.portpress.com.br
Tags: ,

1 comentário

Leave a Comment