Logo
Como dominar a remanufatura de cartuchos em 6 passos
10 jan 2019

Como dominar a remanufatura de cartuchos em 6 passos

Post by Wilma Santiago

Existem pelo menos uns 30 passos para se dominar a técnica, mas, vamos resumir em 6 principais passos, os mais importantes, para quem REALMENTE queira dominar as técnicas da remanufatura:

  • Leia, mas leia bastante. Procure na Internet, principalmente em sites de revistas conceituadas, como Guia do Reciclador ou ReciclaMais, em revistas internacionais, em sites de fabricantes de suprimentos alternativos ou grandes distribuidores internacionais, sobre a teoria envolvida nos cartuchos de toner e das impressoras. Leia também sobre as técnicas de remanufatura, para saber manusear as diferentes carcaças e saber as principais diferenças entre as peças, pós de toner e outros componentes. Busque saber sobre os princípios básicos do Kanban, já que está pesquisando na internet.
  • Busque sempre os melhores fornecedores de suprimentos: não adianta buscar toner universal ou toner mais barato. Isso não funciona. Se executar bem o passo 1 saberá o que falo.
  • Invista em ferramentas. Invista em boas chaves philips, alicates, chaves de fenda, estiletes, e, pelo menos, um aspirador de toner especial, com filtros certificados para pós coloridos E para pós pretos. Sim, com E maiúsculo, porque o toner, por ser muito fino, passa facilmente pelos filtros dos aspiradores comuns vai para o ambiente (sabia que uma partícula de toner pode demorar até 2 dias para sedimentar)? Isso sem contar com o dano ao próprio aspirador… ah, não me esquecendo das pulseiras antiestática, que protegem os chips de descargas elétricas.
  • Tenha um espaço reservado para a remanufatura – bem iluminado, com espaço, com arrumação das ferramentas, dos insumos para a remanufatura. Tenha tudo à mão. Pode parecer besteira, mas, danos irreversíveis às peças, principalmente aos cilindros. E LIMPO. Não se esqueça da limpeza do ambiente – novamente, se seguiu mesmo o primeiro princípio, sabe do que falo. Cansei de ver pessoas remanufaturando cartuchos em espaços diminutos, sem iluminação ou sem o mínimo de conforto, com uma média de defeitos superior a 20%.
  • Comece e termine um cartucho, ou faça uma série do mesmo modelo, do início ao fim. Isso evitará que você se perca no processo, que você perca peças ou parafusos, que você possa inclusive danificar um cartucho.
  • Teste TODOS seus cartuchos. Adquira impressoras para teste, faça testes específicos para as peças do cartucho, entenda as folhas de teste, entenda o que elas querem lhe falar. Sim, as folhas de teste dizem exatamente qual peça está boa, qual está ruim, se o pó é bom ou não, ou mesmo a idade das peças do cartucho. Claro que você só entenderá esta última dica se estiver feito o passo número 1…

A maioria das pessoas têm preguiça de ler, mas um bom remanufaturador, não. Este lê, se itera dos acontecimentos, das tecnologias, do Mercado.

 

Você já conhece a PortPress?  Somos uma das maiores importadoras de cartuchos compatíveis e insumos para remanufatura do Brasil e a única com produtos com selo do Inmetro. Se você procura distribuidores de cartuchos laser com qualidade e melhores preços, acesse o site da PortPress e conheça toda a linha de produtos: www.portpress.com.br
Tags:

1 comentário

Leave a Comment