Logo
A tecnologia está tornando o mercado de impressão laser melhor ou pior?
4 abr 2019

A tecnologia está tornando o mercado de impressão laser melhor ou pior?

Post by Wilma Santiago

A tecnologia está influenciando todos os mercados, e, dependendo como você lança olhos ao tema, você pode entender que ela está melhorando ou piorando o mercado em questão. E, com o mercado de impressão laser não é diferente. Dependendo de que lado você está, você o enxergará melhor ou pior.

Vamos olhar o copo meio cheio: a evolução tecnológica pegou em cheio os cartuchos e as impressoras a laser, em praticamente todos os pontos em que observarmos: os pós estão melhores, com melhor coloração, aderência e mais econômicos, graças a melhorias no processo produtivo e materiais compósitos melhorados. Os cilindros e peças internas, se tornaram mais eficientes, devido ao avanço no campo da nanotecnologia, permitindo melhores e mais eficientes coberturas, além das lâminas se tornaram mais resistentes e mais eficientes. Isto tudo permitiu uma economia global de até 30% em matéria prima para o mesmo rendimento em páginas.

As impressoras também incorporaram várias tecnologias atuais, como impressão na nuvem, uso de menus “touch” e coloridos, com múltiplas funções de programação e controle, sistemas integrados de controle de acesso, conexões via rede, wi-fi, NFC, bluetooth e USB 3.0 (se já não tiver leitores de biometria), além de melhores e mais eficientes sistemas de motores, lentes colimadoras e laser, incluindo melhores e mais eficientes sistemas de fusão, com fusores com melhor troca de calor e mais econômicos, energeticamente falando.

Todo esse conjunto visa criar interfaces cada vez mais amigáveis e mais seguras com os usuários, enquanto minimizam impacto ecológico. Porém, isto acaba também tornando alguns dos cartuchos um pouco mais difíceis de recondicionar (o uso de rebites ou carcaças complexas). Os chips também vieram para auxiliar o usuário (e os técnicos), com maior número de funções, porém alguns são tão difíceis de se replicar, ou mesmo criar funções para uso similar, que inviabiliza o processo de recondicionamento.

As versões de atualização de firmware das impressoras, embora sejam melhorias tecnológicas, como ajustes de tonalização ou de movimento de engines, podem, por vezes, impedir um cartucho alternativo de continuar seu trabalho na impressora. Vários são os casos na literatura e na realidade de impressoras funcionando perfeitamente e, ao serem atualizadas, não mais reconhecem os chips dos cartuchos.

Enfim, o avanço tecnológico é um caminho sem volta. E podemos nos sentir privilegiados de ver que, embora em alguns pontos não aconteça, a tecnologia está auxiliando positivamente o mercado de impressão a laser.

 

Você já conhece a PortPress? Somos uma das maiores importadoras de cartuchos compatíveis de toner laser e tinta do Brasil e a única com produtos com selo do Inmetro. Se você procura distribuidores de cartuchos laser com qualidade e melhores preços, acesse o site da PortPress e conheça toda a linha de produtos: https://loja.portpress.com.br
Tags: ,

1 comentário

Leave a Comment